Arte na Guitarra Portuguesa - Fadista

Guitarra Portuguesa Fadista
Ref: TM-GPC-Arte-RV-2

A artista plástica Rita Ventura em cooperação com a Terra Madre - Instrumentos de Cordas apresenta a colecção “Arte na guitarra portuguesa”.

 

Esta é uma colecção especial constituída por obras únicas pintadas com tinta acrílica sobre madeira. A guitarra portuguesa serve de tela para a artista que se inspira em Lisboa e a na sua iconografia - fruto da vivência na cidade onde nasceu, estudou e tem criado a sua obra.


As guitarras portuguesas são produzidas artesanalmente em Portugal com madeiras maciças nobres e para além de excepcionais objectos decorativos podem ser tocadas, aliando assim um instrumento com sonoridade singular tipicamente português à arte plástica iconográfica da cidade de Lisboa.


A colecção estará exposta no Palácio Foz em Lisboa durante o verão de 2016.

 

Nasceu em Lisboa, onde vive. Frequentou o IADE- Creative University onde se formou em Design Gráfico e em Pintura, tendo estudado sob a orientação do mestre Lima de Freitas. 


Mais tarde fez o curso de formação da RTP onde integrou o departamento de Grafismo.
Como criativa desenvolveu a sua actividade na área da publicidade junto de diversas empresas de comunicação e outras instituições.


Mantendo desde sempre o trabalho na área da pintura, participou no 1º SIAC – Salão Internacional de Artistas Contemporâneos na Fundição de Oeiras e na Bienal de Monsaraz.


Realizou várias exposições individuais e está presente em várias colecções particulares em Portugal e no estrangeiro.


Presentemente exerce a sua actividade como artista plástica no seu atelier, no qual também desenvolve outros projectos ligados à criatividade como cursos de pintura.
 

SevenMuses © 2018