Guitarra Portuguesa - Antologia

Print

Artista: Vários Artistas
Título: GUITARRA PORTUGUESA ANTOLOGIA

Formato: CD Jewel Case 
Línguas: Português / Inglês 

Género: World Music / Fado / Portugal
Nº de Catálogo: SM022-CD
EAN: 5606562620349
Data de edição: 22 de Junho, 2015

  • 20 TEMAS DOS GRANDES MESTRES DA GUITARRA PORTUGUESA DO SÉCULO XX
  • A ANTOLOGIA MAIS REPRESENTATIVA DE SEMPRE
  • RESTAURO E MASTERIZAÇÃO EM FULL HD
  • BREVE HISTÓRIA DA GUITARRA PORTUGUESA
  • BOOKLET EM PORTUGUÊS E INGLÊS
  • FOTOGRAFIA ORIGINAL

Guitarra Portuguesa Antologia é até à data o trabalho mais representativo que integra muitos dos grandes executantes deste instrumento, em especial das gerações que se evidenciaram durante o século XX.


Neste trabalho está bem patente a mestria performativa com que estes nomes maiores se tornaram sinónimos do próprio instrumento, constituindo uma referência para todas as gerações que se seguiram.


A primeira parte deste disco é dedicada a Lisboa e a segunda parte a Coimbra, exemplificando assim as diferentes escolas, a forma de tocar assim como o distinto repertório que maioritariamente se divide entre estas duas cidades.


É certo que a guitarra portuguesa está intrinsecamente ligada ao fado, porém é um instrumento solista de concerto que pode executar um vasto repertório para além do fado, tem um grande potencial devido à sua sonoridade singular. Um bom exemplo é Carlos Paredes que criou um repertório próprio para este instrumento em grande parte baseado na escola de Coimbra, filho de Artur Paredes que teve uma importância preponderante na conceção da guitarra de Coimbra em estreita colaboração com a família de construtores Grácio. Guitarristas como António Portugal ou Jorge Tuna são também grandes referências da guitarra de Coimbra. 


A linguagem de Lisboa está mais próxima do fado, muitas das variações são baseadas em fados em tom maior ou menor, muitas vezes com melodias improvisadas, outras fazendo a melodia da voz – o que acontece muito nas rapsódias. Armandinho, Jaime Santos, Francisco Carvalhinho, Fontes Rocha, José Nunes ou Raúl Nery são nomes incontornáveis da escola Lisboeta, alguns dos quais tiveram os seus próprios conjuntos de guitarras e outros integraram grandes trios, quartetos ou quintetos.


É importante referir a igual mestria no acompanhamento à viola ou guitarra clássica, Martinho d’Assunção é um exímio exemplo que para além de acompanhar muitos destes mestres da guitarra, acompanhou também a maioria das grandes vozes do fado do seu tempo. Joel Pina que foi seu aluno, é o símbolo máximo no acompanhamento da viola baixo.


No que respeita a Coimbra - Fernando Alvim foi o grande parceiro à viola de Carlos Paredes, era o único que conseguia adivinhar e acompanhar o que Paredes ia fazer a seguir.  

Fontes Rocha Evocação

Jaime Santos Variações em Lá Menor

Jorge Fontes Novas Variações em Lá

Domingos Camarinha O Que Me Disse a Saudade

José Nunes Rapsódia

Armandinho Fado em Mi Menor

Francisco Carvalhinho Onze Províncias

Raúl Nery e o Seu Conjunto de Guitarras Rapsódia de Fados

Casimiro Ramos Variações em Mi Menor

António Bessa Variações em Ré

Álvaro Martins Noite

Francisco Carvalhinho Variações em Dó

Acácio Rocha Variações em Mi

Carlos Paredes Variações em Si Menor

Jorge Tuna e Jorge Godinho Variações em Si Menor

António Portugal e Jorge Godinho Variações em Ré Menor

Artur Paredes e Carlos Paredes Variações em Ré Maior

António Brojo e António Portugal Variações em Ré Menor

João Bagão Canção das Velas

Eduardo Melo e António Portugal Morena

SevenMuses © 2018