Natalia Juskiewicz – Um violino no fado

Print

Formato: CD Digipak
File under: World Music/Portugal/Fado
Nº de catálogo: SM011-CD
Código de barras: 5606562620264

NATALIA JUSKIEWICZ - UM VIOLINO NO FADO - APRESENTAÇÃO
Natalia Juskiewicz é uma violinista que nasceu em Koszalin, Polónia, e reside em Portugal há vários anos.
Titular de um diploma superior e de um mestrado com especialidade em violino clássico pela Academia de Poznan, uma das escolas de música mais conceituadas do mundo, iniciou a sua carreira musical como intérprete solista e integrando orquestras e formações polacas de prestígio internacional. Durante umas férias, apaixonou-se por Portugal e decidiu mudar-se, adaptando-se à língua, à cultura e à maneira de ser dos portugueses. Na sua nova terra, desenvolveu um percurso profissional variado, quer a solo, quer fazendo parte de inúmeras orquestras e grupos musicais, o que a levou a viajar intensamente pelo país, onde hoje se sente em casa.
Durante 2010, deu o primeiro passo para a concretização de um desejo artístico muito pessoal: um disco de fado clássico onde, pela primeira vez, a tradicional voz é substituída pelo violino. O disco intitula-se “Um Violino no Fado”.
Trata-se de um conceito simples e original, merecedor de grande cuidado na sua execução e que, acima de tudo, traduz uma sentida homenagem ao Fado por parte de uma virtuosa intérprete clássica que, profundamente tocada pela expressão universal da nossa música, se descobriu com alma fadista e quis casar os dois universos. A estreia "ao vivo" aconteceu no TEDx Lisboa, um evento de divulgação mundial onde alguns criadores são convidados a partilhar a sua originalidade, cabendo ao projecto "Um Violino no Fado" o privilégio da abertura.
Em Outubro de 2010, “Um Violino no Fado”, foi galardoado com o Prémio Revelação, atribuído pela Gala de Leiria, um acontecimento anual de significativo prestígio cultural.
Também em Março de 2011, a convite da Orquestra Chinesa de Macau, o projecto “Um Violino no Fado” teve a honra de viajar até Macau para integrar, com reconhecido sucesso, o espectáculo “Encanto de Portugal”, um concerto comemorativo dos 500 anos da presença portuguesa no Oriente.
O fado “Com Que Voz”, um dos temas que integra "Um Violino no Fado", teve o privilégio de fazer parte do livro-CD "Fado Portugal, 200 anos de Fado", editado em Setembro de 2011 pela editora SevenMuses
MusicBooks.

SevenMuses © 2018

COM QUE VOZ (Alain Oulman)

AI MOURARIA (Frederico Valério)

BARCO NEGRO (Caco Velho / Piratini)

LÁGRIMA (Carlos Gonçalves)

NEM ÀS PAREDES CONFESSO (Ferrer Trindade / Artur Ribeiro)

CASA DA MARIQUINHAS (Alberto Janes)

FOI DEUS (Alberto Janes)

CANÇÃO DO MAR (Ferrer Trindade)

SEGREDOS (Paulo Valentim)

MARCHA DO CENTENÁRIO
FADO PORTUGUÊS
RUA DO CAPELÃO

gallery/wp-content-uploads-2013-11-facebook_logo-150x150

Natalia Juskiewicz