Artista: Vários Artistas
Título: GUITARRA PORTUGUESA ANTOLOGIA
Formato: CD Jewel Case
Línguas: Português / Inglês
Género: World Music / Fado / Portugal
Nº de Catálogo: SM022-CD
EAN: 5606562620349
Data de edição: 22 de Junho, 2015
Guitarra Portuguesa Antologia é até à data o trabalho mais representativo que integra muitos dos grandes executantes deste instrumento, em especial das gerações que se evidenciaram durante o século XX.
Neste trabalho está bem patente a mestria performativa com que estes nomes maiores se tornaram sinónimos do próprio instrumento, constituindo uma referência para todas as gerações que se seguiram.
A primeira parte deste disco é dedicada a Lisboa e a segunda parte a Coimbra, exemplificando assim as diferentes escolas, a forma de tocar assim como o distinto repertório que maioritariamente se divide entre estas duas cidades.
É certo que a guitarra portuguesa está intrinsecamente ligada ao fado, porém é um instrumento solista de concerto que pode executar um vasto repertório para além do fado, tem um grande potencial devido à sua sonoridade singular. Um bom exemplo é Carlos Paredes que criou um repertório próprio para este instrumento em grande parte baseado na escola de Coimbra, filho de Artur Paredes que teve uma importância preponderante na conceção da guitarra de Coimbra em estreita colaboração com a família de construtores Grácio. Guitarristas como António Portugal ou Jorge Tuna são também grandes referências da guitarra de Coimbra.
A linguagem de Lisboa está mais próxima do fado, muitas das variações são baseadas em fados em tom maior ou menor, muitas vezes com melodias improvisadas, outras fazendo a melodia da voz – o que acontece muito nas rapsódias. Armandinho, Jaime Santos, Francisco Carvalhinho, Fontes Rocha, José Nunes ou Raúl Nery são nomes incontornáveis da escola Lisboeta, alguns dos quais tiveram os seus próprios conjuntos de guitarras e outros integraram grandes trios, quartetos ou quintetos.
É importante referir a igual mestria no acompanhamento à viola ou guitarra clássica, Martinho d’Assunção é um exímio exemplo que para além de acompanhar muitos destes mestres da guitarra, acompanhou também a maioria das grandes vozes do fado do seu tempo. Joel Pina que foi seu aluno, é o símbolo máximo no acompanhamento da viola baixo.
No que respeita a Coimbra - Fernando Alvim foi o grande parceiro à viola de Carlos Paredes, era o único que conseguia adivinhar e acompanhar o que Paredes ia fazer a seguir.
Fontes Rocha Evocação
Jaime Santos Variações em Lá Menor
Jorge Fontes Novas Variações em Lá
Domingos Camarinha O Que Me Disse a Saudade
José Nunes Rapsódia
Armandinho Fado em Mi Menor
Francisco Carvalhinho Onze Províncias
Raúl Nery e o Seu Conjunto de Guitarras Rapsódia de Fados
Casimiro Ramos Variações em Mi Menor
António Bessa Variações em Ré
Álvaro Martins Noite
Francisco Carvalhinho Variações em Dó
Acácio Rocha Variações em Mi
Carlos Paredes Variações em Si Menor
Jorge Tuna e Jorge Godinho Variações em Si Menor
António Portugal e Jorge Godinho Variações em Ré Menor
Artur Paredes e Carlos Paredes Variações em Ré Maior
António Brojo e António Portugal Variações em Ré Menor
João Bagão Canção das Velas
Eduardo Melo e António Portugal Morena
SevenMuses © 2018